Os Cursos

Serão oferecidos, ao longo do tempo, no total, 14 cursos, sendo que o primeiro deles é pré-requisito para os demais. As vagas nos cursos são limitadas. Os cursos a serem oferecidos são os seguintes:

  1. Biotecnologia farmacêutica: conceitos básicos (pré-requisito para demais cursos)
  2. Desenvolvimento de células animais recombinantes e bancos celulares (com parte experimental)
  3. Cultivo de células animais (com parte experimental)
  4. Biorreatores para células animais (com parte experimental)
  5. Separação e purificação de produtos biofarmacêuticos (com parte experimental)
  6. Tendências tecnológicas: uso de sistemas de uso único com elementos descartáveis, processos contínuos integrados (upstream e downstream) (com parte experimental)
  7. Caracterização dos produtos, controle de produto e processo, "process analytical technology" (PAT) (com parte experimental)
  8. Otimização de processos: planejamento estatístico de experimentos (DOE) e emprego de modelos "high throughput"
  9. Processamento final: formulação, envase e embalagem
  10. Garantia da qualidade: cadeia de suprimento, qualificação de fornecedores
  11. Assuntos regulatórios: requerimentos relacionados a produto e processo, boas práticas, validação e qualidade baseada em desenho (QbD)
  12. Desenvolvimento não clínico, clínico e registro de produtos biofarmacêuticos
  13. Projetos e empreendedorismo no setor biofarmacêutico
  14. Utilidades e projeto de plantas biofarmacêuticas

Pós-graduandos e participantes oriundos da indústria, que já tenham experiência comprovada na área ou que já tenham participado da série de cursos “International School on Production of Biologicals using Animal Cell Cultures”, podem solicitar por e-mail, com a respectiva justificativa, a dispensa do curso 1 como pré-requisito para os demais cursos. Esta solicitação de dispensa será avaliada pelos professores envolvidos no TBiofar e a decisão será comunicada ao solicitante.

Para os módulos 10, 11, 12 e 13, valerá também para isenção do pré-requisito (curso 1) o fato de o participante já ter envolvimento com a área de assuntos regulatórios ou avaliação econômica, respectivamente, sendo necessário justificar isto no e-mail de solicitação de inscrição, incluindo o CV ou o link para o CV Lattes.

Todos os participantes de todos os cursos serão avaliados mediante provas e/ou trabalhos, de modo que somente aqueles participantes com 75% ou mais de presença e com aproveitamento adequado na avaliação (prova ou trabalhos) serão considerados aprovados (alunos) ou terão direito a certificado de realização do respectivo curso (pessoal da indústria).